16 de dezembro de 2009

Minha alma por um país escandinavo chato e aborrecido

Nada de pressa. Nada de urgência. Sejamos pacientes, não vamos nos precipitar! Sim, eu tive toda essa sensação de calmaria nesta semana depois que vi esse letreiro pregado na porta de uma loja:

Aberto a maior parte dos dias a partir das 9:00h ou das 10:00h, ocasionalmente a partir das 07:00h, mas alguns dias a partir do meio-dia ou das 13:00h. Fechamos por volta das 16:00h ou 17:00h, mas às vezes 23:00h ou meia-noite. Alguns dias nem sequer abrimos e, ultimamente, tenho estado aqui quase sempre, a não ser quando estou do outro lado.

Isso foi no sábado.
Na segunda-feira, sei lá porque, sonhei com uma oferta do diabo que me propôs: “Acabamos com a corrupção, destruímos os juros altos, não haverá mais inundações em São Paulo, vamos acabar com os mensaleiros, ninguém mais vai por dinheiro na meia. Mas você teria que me dar sua alma."
Bah, para dar minha alma bem que eu poderia pedir algo mais.  Eu poderia pedir alguma coisa que desse mais alegria a todos nós. Mas pedir o quê, por exemplo? Poderíamos pedir que o Brasil se tornasse um país escandinavo* sem bandido pondo fogo em ônibus, sem injustiça, sem exames fraudulentos do ENEM, sem gente falsificando remédios, sem crianças mortas por balas perdidas e com o povo bebendo da água do Tietê(!) limpa e saudável. Era isso! Minha alma por um país escandinavo*chato e aborrecido.
Recebi como resposta uma pergunta:
- Tem certeza de que é isso que quer em troca de sua alma?
Eu deveria saber que a adaptação seria difícil, a conversão da moeda, da língua, o frio... E que seria impossível preservar tudo aquilo que nos faz simpático de criativos e de divertidos... Enfim, brasileiros, no bom sentido. Sem bagunças, sem selvagens em estádios de futebol e claro, sem os escândalos dos políticos que se repetem como canções nos rádios.
- É, respondi. Chega dessa irresponsabilidade tropical, dessa impunidade nojenta, desse eterno adiamento de tudo, faça-nos escandinavos* já!
E o diabo pergunta:
- Tem certeza? Você quer já?
E eu respondi:
- Er, bem... Deixa pra depois do carnaval...

*Os países da Escandinávia têm uma clara política de transparência governamental. São formados por Suécia, Finlândia e a Noruega. Contudo, como é "cortado" ao meio pelo Círculo Polar Ártico, no inverno faz -30º fácil, fácil... Bora pra lá!

1 comentários:

@qFernando disse...

Acho países escandinávos super sem-graça, se a política fosse igual a deles tava bom, nao precis´vamos do frio nem da falta de melanina deles..

Postar um comentário